terça-feira, 25 de outubro de 2011

REFLEXÃO: DESOBEDIÊNCIA

Os judeus da época de Jesus diziam que queriam fazer a vontade de Deus, mas constantemente desobedeciam. Eram impostores, só representavam. É muito perigoso fingir que obedecemos a Deus, quando nosso coração está longe dEle, porque Deus conhece nossas verdadeiras intenções. Nossas ações devem estar de acordo com nossas palavras.
QUANDO É CERTO DESOBEDECER AS AUTORIDADES
Deus não deseja que desobedeçamos às autoridades quando estas requerem que desobedeçamos a Ele ou a sua Palavra. A Bíblia está repleta de exemplos de pessoas dispostas a sacrificar a própria vida para obedecer a Deus ou salvar outras pessoas. Ester e Mardoqueu; Sadraque, Mesaque e Abede-Nego são exemplos de pessoas que defenderam o que era certo. Nações inteiras podem encontrar-se na imoralidade (racismo, escravidão, crueldade), por isso nem sempre é certo seguir a autoridade ou a maioria. Sempre que formos coagidos a desobedecer à Palavra de Deus, precisamos ter consciência de que "mais importa obedecer a Deus do que aos homens" (Atos 5.29).
A DESOBEDIÊNCIA SEMPRE TRAZ PROBLEMAS
Após 37 anos no deserto, os israelitas esqueceram que suas peregrinações eram resultado de pecados cometidos por eles e por seus pais. Não conseguiam aceitar o fato de serem os responsáveis por seus problemas, e culparam Moisés. Normalmente, os nossos problemas são resultado de nossa desobediência e/ou falta de fé. Não podemos culpar a Deus por nossos erros. Até que enfrentemos esta realidade, teremos pouca paz e nenhum crescimento espiritual.
A DESOBEDIÊNCIA IMPEDIU MOISÉS DE ENTRAR NA TERRA PROMETIDA
Deus mandou que Moisés falasse à rocha, no entanto, ele a feriu não uma, mas duas vezes. Deus realizou o milagre, mesmo que Moisés tomasse o crédito para si, dizendo:
"porventura tiraremos água desta rocha para vós?" (Num 20.10). Por este motivo, Moisés foi impedido de entrar na Terra Prometida. Será que a punição de Deus para ele foi muito dura, tendo em vista que o povo havia criticado, caluniado e rebelado-se contra Moisés e contra Deus? Moisés se irou porque Israel havia recomeçado a murmurar. Porém, ele era o líder e exemplo para a nação. Não poderia deixar de responder por seus atos, mesmo carregando sobre seus ombros a enorme responsabilidade de conduzir o povo. Ao ferir a rocha, Moisés desobedeceu à ordem direta de Deus, desonrou o Senhor na presença de todos.
A DESOBEDIÊNCIA TORNA NOSSA VIDA MAIS DIFÍCIL

Nós costumamos dificultar a jornada da vida mais do que o necessário por causa da desobediência. Devemos aceitar o amor de Deus, ler a Bíblia diariamente, seguir os seus mandamentos e prometer ficar com Jesus em qualquer situação. Certamente descobriremos que nossa vida será menos complicada e mais compensadora.
A DESOBEDIÊNCIA REQUER DISCIPLINA
Moisés foi a única pessoa a falar com Deus "face a face". Ele foi chamado o maior profeta de Israel. Mesmo sendo um grande homem, não teve permissão para entrar na Terra Prometida, porque desobedeceu a Deus. Não importa quão bons possamos ser ou quanto fizemos para Deus, às vezes nós o desobedecemos. Em consequência, seremos disciplinados. Deus disciplinou Moisés severamente, mas ainda o chamou de amigo. Quando você experimentar a dor da disciplina de Deus, faça como Moisés. Não fique com raiva, confuso ou ressentido. Volte-se para Deus com carinho e com o desejo de fazer o melhor.
NÃO TENTE ENCONTRAR DESCULPAS PARA SUA DESOBEDIÊNCIA
Nós costumamos encobrir nossos enganos e pecados, ao tentarmos justificar e espiritualizar nossas ações devido às circunstâncias "especiais". Estas desculpas, porém, nada são além de desobediência. Deus conhece nossos verdadeiros motivos. Ele perdoa, restabelece e abençoa apenas quando reconhecemos nossos pecados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário