sábado, 8 de outubro de 2011

REFLEXÃO: A ESPERANÇA DO SERVO DE DEUS


A esperança, pela sua própria natureza, diz respeito ao futuro; porém, ela abrange muito mais do que uma simples vontade ou anseio por algo futuro. Esta esperança consiste numa certeza da alma, ou seja, uma firme confiança sobre as coisas futuras, porque tais coisas decorrem da revelação e das promessas de Deus. Noutras palavras, a esperança bíblica do crente em Cristo está intimamente vinculada a uma fé firme e a uma sólida confiança em Deus. O salmista expressa claramente este fato mediante um paralelo entre "confiança" e "esperança": "Não confieis em príncipes nem em filhos de homens, em quem não há salvação. Feliz aquele que tem o Deus de Jacó por seu auxílio e cuja esperança está posta no SENHOR, seu Deus" [Salmo 146.3,5]. Por conseguinte, a esperança firme do servo de Deus é uma esperança que "não traz confusão" [Rom 5.5]; a esperança, portanto, é uma âncora para o crente em Cristo através da vida [Hebreus 6.19-20].
A BASE DA ESPERANÇA DO SERVO DE DEUS
O alicerce da esperança segura do servo de Deus procede da natureza de Deus, de Jesus Cristo e da Palavra de Deus.
As Escrituras revelam como Deus sempre foi fiel, no passado, ao seu povo. O Salmo 22 , por exemplo, revela a luta de Davi numa situação pessoal crítica, que ameaça a sua vida. Todavia, ao meditar nos feitos de Deus no passado ele confia que Deus o livrará:
A plenitude da revelação do novo concerto em Jesus Cristo acresce mais uma razão pra a esperança inabalável em Deus. Para o crente em Cristo, o Filho de Deus veio para destruir as obras do diabo, que é o "deus deste século". Jesus, ao expulsar demônios durante o seu ministério terreno, demonstrou seu poder sobre Satanás. Além disso, pela sua morte e ressurreição, Ele esmagou o poder de Satanás e demonstrou o poder do reino de Deus. Não é de se estranhar, portanto, o que Pedro exclama a respeito da nossa esperança:
A Palavra de Deus é a terceira base da esperança. Deus revelou sua Palavra através dos profetas e apóstolos no passado; Ele os inspirou pelo Espírito Santo para escreverem isento de erros [2Tim 3.16; 2Ped 1.19-21]. Pelo fato de que sua eterna Palavra permanece firme nos céus [Salmo 119.89], podemos depositar nossa esperança nessa Palavra. De fato, tudo quanto sabemos a respeito de Deus e de Jesus Cristo vem da revelação infalível das Sagradas Escrituras.

REFLEXÃO: SABEDORIA


Pedi a Deus que me desse forças, para tudo conseguir...
Fui feito fraco para aprender a obedecer.
Pedi a Deus a saúde para realizar coisas grandiosas...
Fui feito doente para realizar coisas difíceis.
Pedi a Deus por riquezas, para comprar felicidade...
Fui feito pobre, para vender sabedoria.
Pedi a Deus que me concedesse poder, para que os homens necessitassem de mim...
Fui feito insignificante, para sentir a necessidade de Deus ...
Pedi a Deus por tudo isso, para poder gozar a vida...
E Deus me deu a vida para poder avaliar seu gozo.
Não recebi nada do que pedi, mas obtive tudo aquilo que esperava ganhar.
A despeito dos meus erros, as preces que não fiz foram atendidas.
E, dentre todos os homens, eu me considero o mais ricamente abençoado.