terça-feira, 5 de janeiro de 2021

PEQUENOS GESTOS DE BONDADE

 



CONCLUSÃO:


A parábola do grão de mostarda é uma parábola muito profunda e significativa. Ele fala (e podemos dizer que profetiza) da situação do Reino de Deus nesta terra. Para entendermos esta parábola, devemos ter essa primeira compreensão. Quando Marcos fala sobre o Reino de Deus, ele está falando sobre o local de governo de Deus nesta terra. Sabemos que Jesus veio trazer o Reino de Deus e o reino, por sua vez, é colocado em prática na vida diária da Igreja, o local onde Deus pode habitar e reinar nesta terra.

Este Reino, em sua natureza real e verdadeira, é semelhante a uma pequena semente, e crescida, germina sendo a maior das hortaliças. Assim é a natureza verdadeira da Igreja de Deus, uma grande hortaliça. Apesar de rica e cheia de vida, a natureza verdadeira da Igreja não é de uma grande árvore, mas de uma grande hortaliça.

É interessante percebermos a parábola no texto de Mateus, que é onde temos a verdadeira compreensão do que acontece com esta hortaliça. Veja: "[...] e se faz árvore, de modo que as aves do céu vêm aninhar-se nos seus ramos" Mateus 13:32 NTLH. A chave para entender este texto é entender que, apesar da natureza verdadeira da Igreja ser uma hortaliça, ela se fez uma grande árvore. No momento em que a Igreja se fez uma árvore ela 'deitou grandes ramos' permitindo que as aves do céu viessem aninhar-se nos seus ramos.

As aves do céu desta parábola, assim como na parábola do semeador, significam os espíritos malignos que vem roubar a palavra de Deus. No caso desta parábola Jesus nos dá a entender que estes espíritos malignos tomam lugar e espaço quando a Igreja foge da sua verdadeira forma e natureza, aninhando em seus longos ramos
Hoje vemos que a Igreja se fez, como menciona esta palavra, uma grande árvore. Vemos grandes construções, grandes pastores, grandes mestres e músicos, mas pouco poder de Deus. Assim se cumpre a palavra de Jesus nesta parábola. Devemos buscar viver a real natureza da Igreja, uma grande hortaliça, onde as aves do céu não tem lugar nem direito algum nem encontram ramos para se aninhar. Onde Deus reina absoluto, pois é o Seu Reino apenas.



EXEGESE:

Quando pensamos no pequeno grão de mostarda, começamos a compreender como é que cresce o reino de Deus (o governo de Cristo) aqui na terra. À medida que agimos em conformidade com a vontade de Deus, passamos a ver alguns resultados, tal como aquele que planta sementes. 

Deus se alegra com o bem. Cada pequena ação de bondade, perdão e misericórdia que praticarmos em harmonia com Deus neste mundo, poderá ter repercussões extraordinárias! Não se acostume com a violência, miséria e más notícias que diariamente ouvimos. Faça a diferença! Seja sal, seja luz! Seja mais semelhante a Cristo!

É bonito ver como Jesus, cada vez de novo, buscava na vida e nos acontecimentos elementos e imagens que pudessem ajudar o povo a perceber e experimentar a presença do Reino. No evangelho de hoje ele, novamente, conta duas pequenas histórias que acontecem todos os dias na vida de todos nós: “A história da semente que cresce sozinha” e “A história da pequena semente de mostarda que cresce e se torna grande”.




ORAÇÃO:


Senhor Deus e Pai, muito obrigado por Tua infinita graça que mudou a minha vida. Ajuda-me a semear pequenas sementes de bondade, todos os dias em casa, no trabalho e por onde eu for. Senhor, de mim mesmo eu não tenho nada a oferecer, senão o que Tu tens me dado. Contigo, Pai, o pouco é muito e o pequeno grão de mostarda pode se tornar numa benção para mim, para minha família, amigos e a todos que estão perdidos nesse mundo. Ensina-me a viver praticando a bondade que tenho recebido do Senhor, em nome de Jesus. SHALOM!