terça-feira, 27 de outubro de 2020

QUEM É O HERÓI DE TUA HISTÓRIA?

 



O Evangelho de Marcos foi o primeiro dos quatro evangelhos canônicos a ser escrito, provavelmente pelo ano 70, ou na Síria, ou em Roma (Não existe consenso entre os peritos). Marcos tem o grande mérito de ser o criador desse gênero literário, hoje tão conhecido, chamado “Evangelho”, o que literalmente significa “Boa Nova” ou “Boa Notícia”. Porém, quando no primeiro versículo da sua obra ele se refere ao “começo do Evangelho”, ele não se refere ao gênero literário, mas à própria Boa Nova, que é a mensagem de salvação em Jesus, “o Messias, o Filho de Deus”. Pois, o escrito é somente uma das maneiras viáveis para comunicar a experiência dessa Boa Notícia, – tanto que Paulo, que nunca leu um dos quatro Evangelhos (pois morreu pelo ano 66,) pôde falar aos Gálatas do “Evangelho por mim anunciado” (Gálatas 1,11 NTLH). Por isso, devemos sempre levar em conta que os quatro Evangelhos do Novo Testamento não se propõem a nos dar uma biografia de Jesus, nem de fazer um relatório sobre a vida d’Ele. Eles são a “Boa Notícia” de Jesus. Por isso, a pergunta que devemos ter em mente em primeiro lugar ao ler ou ouvir um trecho evangélico não é “aconteceu assim ou não?”; mas, “onde está a Boa Notícia de Jesus neste texto?”



CONCLUSÃO:


Jesus Cristo deu a Sua vida como um preço a ser pago por esse mundo caído e destruído. Ele é a boa notícia que precisamos para nos ajudar a restaurar nossas vidas. Jesus, mais do que qualquer outra coisa, quer fazer parte de nossas vidas e criar um relacionamento com a gente.

As histórias de Sherlock Holmes, o lendário detetive inglês, não são contadas por ele próprio. Seu amigo e ajudante John Watson é o narrador das aventuras. Da mesma forma, o personagem principal da Bíblia é Jesus, mas sua história é contada por seus discípulos.

Jesus é o herói de nossa história. É Jesus quem nos salva e nos purifica do pecado, nos une a Deus, nos dá dons e oportunidades para usá-los e nos garante a vida eterna. A glória não pertence a nós. Nosso trabalho é contar a história de Jesus.





ORAÇÃO:


Senhor Jesus, és Tu o meu salvador e o herói de minha vida. Ajude-me a lembrar disso e a ser humilde, dando toda a glória a Ti. Que mais pessoas possam conhecer o Senhor através de meu testemunho. Quero viver para Ti, não para mim. SHALOM!