sexta-feira, 23 de outubro de 2020

MEDITAÇÃO BÍBLICA

HEBREUS - 11:1  A fé é a certeza de que vamos receber as coisas que esperamos e a prova de que existem coisas que não podemos ver


Fé fraca é verdadeira fé – tão valiosa, embora não tão intensa quanto a fé poderosa: o mesmo Espírito Santo é o seu autor e o mesmo evangelho é o seu instrumento”. “Mesmo que nunca se torne grande, ainda assim a fé fraca salvará um homem; porque vincula-o a Cristo e faz com que Ele e todos os seus benefícios pertençam a este homem. Não é a força da nossa fé que nos salva, e sim a autenticidade dela – nem é a debilidade de nossa fé que nos condena, e sim a ausência de fé; pois a fé mais fraca pode receber proveito de Cristo e, dessa maneira, salvar-nos. Por igual modo, não somos salvos pelo valor ou pelo tamanho de nossa fé, mas por Cristo, diante de quem pode valer tanto a fé forte quanto a fraca. Uma mão fraca que pode levar o alimento à boca é capaz de nutrir o corpo tanto quanto uma mão forte, pois o corpo não é nutrido pela força da mão, mas pelo valor nutritivo dos alimentos!

CUIDE BEM DO SEU JARDIM!

 



O Senhor Deus levou o homem.  A mesma mão onipotente que o fez ainda o segurava. “E coloque-o no jardim.” A palavra original é “fez com que ele descanse” ou habita no jardim como uma morada de paz e recreação. “Vesti-lo e guardá-lo.” As plantas da natureza, deixadas em seu próprio curso, podem degenerar e tornar-se selvagens pela pobreza do solo em que pousam ou pela exaustão gradual de um solo outrora rico. A mão do homem racional, portanto, tem sua esfera apropriada na preparação e enriquecimento do solo, na distribuição das sementes e no treinamento dos brotos da maneira mais favorável ao pleno desenvolvimento da planta, e especialmente de suas sementes ou frutos. Esse “curativo” era necessário mesmo no jardim. A “manutenção” dele pode se referir à sua guarda, protegida das depredações do gado, dos animais selvagens ou mesmo dos animais menores. Inclui também a fiel preservação dela como uma confiança comprometida ao homem por seu generoso Criador. Agora havia um homem para cultivar o solo. A segunda necessidade do mundo das plantas agora era suprida. Jardinagem foi a primeira ocupação do homem primitivo.


CONCLUSÃO:

Quando lemos o início da narrativa de Gênesis vemos todo o cuidado de Deus na criação do mundo e na preparação de um espaço agradável destinado ao bem estar do ser humano juntamente com a natureza. No versículo de hoje vemos que, além de usufruir de toda a beleza e recursos naturais dados por Deus, o homem foi colocado no jardim com a finalidade bem específica de cuidar e cultivá-lo.

Será que temos tido essa atitude de obediência e gratidão para com a criação do Senhor? Muito ouvimos sobre as preocupações com a poluição, desperdício da água, superaquecimento global e admitimos que vários desses prejuízos são causados pela ambição humana e pelo nosso mau uso do meio ambiente. Mas o que de prático nós, os filhos de Deus, podemos fazer para tornar melhor o mundo a nossa volta?


REFERÊNCIAS BÍBLICAS:


Gênesis 2:8 NTLH – Depois o Senhor Deus plantou um jardim na região do Éden, no Leste, e ali pôs o ser humano que ele havia formado

Salmos 128:2 NTLH – Se você for assim, ganhará o suficiente para viver, será feliz, e tudo dará certo para você.

Efésios 4:28 NTLH – Quem roubava que não roube mais, porém comece a trabalhar a fim de viver honestamente e poder ajudar os pobres.




ORAÇÃO:

Querido Deus e Pai, muito obrigado por todas as coisas maravilhosas que o Senhor criou e colocou à nossa disposição nesse mundo. Perdoe o nosso descuido e maus tratos com os recursos da natureza que Tu nos deste. Ajuda-me a cuidar do meu jardim... a ter uma boa consciência para preservar e zelar pela criação, que foi feita para Tua glória, em nome de Jesus. SHALOM!