segunda-feira, 25 de janeiro de 2021

HÁ LIMITES PARA AS SUAS TENTAÇÕES

 


1 CORÍNTIOS - 10:13 NTLH

As tentações que vocês têm de enfrentar são as mesmas que os outros enfrentam; mas Deus cumpre a sua promessa e não deixará que vocês sofram tentações que vocês não têm forças para suportar. Quando uma tentação vier, Deus dará forças a vocês para suportá-la, e assim vocês poderão sair dela.


CONCLUSÃO:


Ao enfrentarmos tentação, Deus nos promete duas coisas: livramento e força para suportar. Jesus nos deu o exemplo e mostrou que a tentação somente lhe sobreveio porquê Deus lhe deu poder para resistir. Deus nos prometeu este poder, porém, não devemos pensar que o livramento significa que não vamos ter que encarar os desafios, as necessidades e dificuldades. Pois nosso caráter é aperfeiçoado ao resistirmos a tentação e enfrentarmos os desafios. Deus providenciará o livramento para nós, mas ele também está interessado em desenvolver nosso caráter santo. O equilíbrio entre os dois é a obra de Deus. Decidir manter-se fiel é a nossa obra. (Romanos 5:1-5; 1 Pedro 1:7 NTLH).



EXEGESE:

Todas as pessoas são tentadas em alguma área de suas vidas. As áreas em que podemos ser tentados variam de pessoa para pessoa. Por isso, não devemos julgar os outros, que são tentados em áreas diferentes das nossas. Enquanto alguns são tentados a mentir, ser ingratos ou ter inveja, outros são tentados a roubar, enganar ou fazer fofoca. Há quem lute contra diversos vícios: do álcool, jogos de azar, pornografia, ganância, preguiça, adultério, gula, egoísmo, relações sexuais ilícitas, agressividade, descontrole, idolatria, etc. Mas, todos precisamos da graça de Deus para resistir a cada um desses males.

A tentação, no início, pode parecer um simples pensamento, mas depois irá gerar frutos malignos se levada a cabo. Como filhos de Deus, precisamos estar vigilantes e em oração. Tenha consciência que será atacado por uma ou outra área, pois o nosso inimigo é feroz (1 Pedro 5:8 NTLH), insistente e traiçoeiro, colocando sempre armadilhas para nos tentar. Mas, Deus é Fiel e poderoso, Ele nos ajuda a vencer todas as tentações. Confie em Jesus e você será capaz de suportá-las.




ORAÇÃO:

Senhor Deus e Pai, ajuda-me quando sou tentado! Tem misericórdia e perdoa-me quando falho em resistir, pois até em pensamentos somos tentados diariamente. Sei que a tentação vem através daquilo que eu próprio cobiço e desejo, mas peço-Te que me livres do mal. Ajuda-me a fugir da tentação e não me colocar em situações propícias ao pecado. Quero estar sempre vestido da Tua armadura, oh Pai, para poder suportar as setas inflamadas do nosso inimigo! Obrigado por me ajudares a suportar! Não me deixes cair em tentação e livra-me de todo mal! Em nome de Jesus, SHALOM!