sábado, 6 de julho de 2013

Reflexão: O MISTÉRIO DA ALEGRIA




“Em verdade, em verdade eu vos digo que chorareis e vos lamentareis, e o mundo se alegrará; vós ficareis tristes, mas a vossa tristeza se converterá em alegria.”
- (João 16:20)
 
No mundo há diferentes tipos de tristeza. Agora, a verdadeira tristeza, a maior de todas, é quando o coração perde a Cristo de vista e Dele não espera mais nenhum consolo. São poucos os que passam por uma tentação terrível como essa. Num caso assim, todo o consolo se foi e toda alegria se acabou e não há quem ajude; nem o céu, nem o sol e a luz; nem anjo ou outra criatura qualquer, nem mesmo o próprio Deus. O mundo, no entanto, se alegrará.
 
Cristo dá essa alegria ao mundo, ao passo que a seus cristãos ele dá a maior tristeza. E, ao mesmo tempo, nos pinta o mundo de forma terrível e assustadora, como aquele filho do diabo cuja maior alegria seria ver Cristo fracassar e seus cristãos serem vergonhosamente condenados a se perderem. Por isso, Cristo nos diz nesta passagem: Vocês ouviram falar de ambas as coisas: da alegria que terá o mundo e da tristeza que vocês sentirão. Por isso, aprendam e guardem essas palavras no coração, para que, no momento em que tiverem de passar por essa prova, possam ter paciência e receber real consolo em meio a esse sofrimento.
 
Jesus diz: eu preciso submetê-los a esta prova e deixar que vocês experimentem o que acontece quando o coração me perde de vista, e eu morro em seus corações. Faço isso para que aprendam a conhecer ao menos um pouquinho o que me cerca. Pois do contrário, jamais conseguirão terminar seu aprendizado a respeito do mistério de Deus. Será difícil para vocês entenderem esta sublime obra; que o Filho de Deus vai ao Pai, isto é, morre e ressuscita por vocês, para que, assim, conduza também a vocês para o céu.