domingo, 4 de outubro de 2020

VIVER EM PAZ REQUER ESFORÇO!

 



Como você deve lutar pela santidade


Há uma santidade prática sem a qual não veremos o Senhor. Muitos vivem como se isso não fosse assim.

Há cristãos nominais que vivem de modo tão profano que ouvirão as terríveis palavras de Jesus: “Nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, os que praticais a iniquidade” (Mateus 7.23). Paulo diz aos crentes professos: “se viverdes segundo a carne, caminhais para a morte” (Romanos 8.13).

Portanto, há uma santidade sem a qual ninguém verá o Senhor. E aprender a lutar pela santidade por meio da fé na graça futura é supremamente importante.

Existe outra maneira de buscar a santidade que frustra e conduz à morte. Os apóstolos nos advertem contra servir a Deus de outra maneira que não pela fé em sua graça capacitadora.

Por exemplo, Pedro diz: “se alguém serve, faça-o na força que Deus supre, para que, em todas as coisas, seja Deus glorificado, por meio de Jesus Cristo” (1 Pedro 4.11). E Paulo diz: “Porque não ousarei discorrer sobre coisa alguma, senão sobre aquelas que Cristo fez por meu intermédio” (Romanos 15.18; veja também 1 Coríntios 15.10).

Momento após momento, a graça é dada para nos capacitar a fazer “toda boa obra” que Deus nos designa. “Deus pode fazer-vos abundar em toda graça, a fim de que, tendo sempre, em tudo, ampla suficiência, superabundeis em toda boa obra” (2 Coríntios 9.8).

A luta pelas boas obras é uma luta para crer nessa graça futura.


VIVER EM PAZ REQUER ESFORÇO!


Pode parecer que não, mas temos que admitir, viver em paz com todos requer um esforço pessoal. Viver em paz requer de nós temperança, benignidade, bondade, mansidão, domínio próprio, qualidades dos frutos do espírito que só desenvolvemos entrando em santidade.

Deus nunca nos escondeu que o Seu Reino é tomado por esforço e que para o acharmos devemos buscá-lo. Através da busca pelas coisas do alto - como consequência - os frutos do espírito são visíveis na nossa vida. Viver em paz com os irmãos é viver em paz com Deus, com um coração livre de mágoa e cobrança.

Viver em paz é um esforço que vale a pena, pois antes de tudo somos os primeiros a nos beneficiar com esses atos. E toda atitude pacifica gera bons frutos e dá bom testemunho. Esse tipo de postura também faz parte do anunciar das boas novas do Senhor. Não adianta falarmos da paz que excede todo entendimento e vivermos com uma conduta agressiva e reativa a qualquer situação. 



ORAÇÃO:

Senhor Deus e Pai, derrama sobre mim o Teu espírito. Que o Teu mover na minha vida possa refletir o Teu amor e que os meus atos reflitam o Teu agir sobre mim. Que a Tua paz possa transbordar em mim e alcançar os que estão ao meu redor. Em nome de Jesus, amém!