quarta-feira, 6 de janeiro de 2021

ESCOLHIDOS PARA FRUTIFICAR

 



CONCLUSÃO:

Por vários momentos já comentei que a nossa vida se define pelas escolhas que realizamos. As escolhas que fazemos define a nossa personalidade, o nosso caráter e principalmente revela o nosso testemunho. Nas reflexões outrora realizadas sobre esse tema, sempre falei das escolhas humanas, no poder que vem da nossa consciência, como se a vida fosse regida simplesmente por aquilo que decidimos, porém não é simples assim. A liberdade de escolher é um fato bíblico, se não fosse, como iríamos explicar o discurso de Josué quando ele incentivou o povo a uma escolha, como iríamos entender os axiomas de Jesus quando ele apresenta a porta espaçosa e a porta estreita, uma que leva a perdição e outra que conduz a vida eterna (Mateus 7:13-14). Porém nessa história de salvação o próprio Deus realiza a sua escolha. Ele escolheu Abraão, escolheu Josué, escolheu Davi, escolheu os discípulos, escolheu Paulo, escolheu a mim e a você. Se olharmos para cada personagem bíblico entenderemos os motivos e os propósitos da escolha de Deus. Abraão foi escolhido para ser Pai de uma grande nação... – Josué foi escolhido para conquistar a terra prometida... – Davi foi escolhido para conquistar as guerras em nome do senhor... – os discípulos foram escolhidos para dar continuidade a obra vocacional de Jesus... – Paulo foi escolhido para levar o evangelho aos gentios. Agora, porque fomos escolhidos? O que Deus quer de nós?
Analisando o versículo já citado, tentaremos entender o motivo dessa escolha divina, vejamos:

1) Podemos entender que Jesus estava lembrando aos discípulos o momento em que ele mesmo os separou e os designou. Na época a relação mestre – discípulo se iniciava com a escolha do discípulo de seguir o mestre, ou seja, era os discípulos que escolhia o mestre a seguir. Mas Jesus deixa claro: “Não foram vocês que me escolheram...”.

2) Jesus em todo o capitulo se apresenta como a videira verdadeira, mais deixa claro que os frutos crescem nos galhos que estão ligados a ele. Fomos escolhidos para dar fruto, para produzirmos, para multiplicarmos, escolhidos para IR e FAZER.

3) A multiplicação do fruto na vida do discípulo é permanente, ou seja, eterno. A expressão “para que o vosso fruto permaneça” faz-nos pensar que fruto significa a salvação de almas. O Senhor escolheu os discípulos para ir e dar fruto permanente. Ele não estava interessado em meras profissões de fé nele mesmo, mas em casos genuínos de salvação.


EXEGESE:

Acredito que temos muito mais a dizer sobre os motivos de sermos escolhidos. Precisamos avaliar a nossa vida espiritual e até mesmo definirmos se somos apenas crentes, apenas discípulo ou crentes discípulos. A nossa relação com Jesus é compromissada, pessoal e frutífera? Somos um seguidor integral do mestre? Pois é isso que significa ser um discípulo – seguidor integral do mestre – não fomos nós que o escolhemos, Ele nos escolheu.

Deus nos amou e nos escolheu para um propósito excelente: dar frutos eternos. Talvez você pense que a sua vida não faz sentido ou que nunca fez nada de muito importante pela sociedade... Mas Jesus te escolheu para um propósito certo, que ecoará para sempre. De tudo o que você tem feito, reflita se tem dado frutos para Deus...

De acordo com a passagem do evangelho de João 15, Jesus é a videira e nós os ramos. Por isso, estando ligados nele podemos dar muito fruto. E, fruto aqui pode significar a dádiva do Espírito em nós como: amor, alegria, paz, domínio próprio etc. Ou ainda, ganhar almas para o Senhor Jesus. Na vida cristã há uma ligação forte entre os dois significados. E só quando manifestamos o primeiro tipo de fruto (Gálatas 5:22-23 NTLH) é que podemos dar também o segundo. Seja um cooperador frutífero na grande obra de salvação que Jesus tem operado nos corações...




ORAÇÃO:

Senhor Deus e Pai, obrigado por teres me escolhido para um propósito tão especial. Quero cooperar contigo na obra que já tens efetuado em tantos corações à minha volta. Ajuda-me a produzir frutos permanentes, frutos que vão agradar ao Senhor. Que eu possa cumprir o propósito para o qual o Senhor me escolheu. Ensina-me a manifestar as dádivas que o Espírito Santo tem trabalhado em mim e usa-me para ganhar almas para o Teu Reino. Em nome de Jesus. SHALOM!