sábado, 26 de dezembro de 2020

NÃO FAÇA NADA SEM A DIREÇÃO DE DEUS

 



CONCLUSÃO:

Em 1 Samuel 30 vemos que Davi e seus homens, tendo sido despedidos por Aquis, voltaram para Ziclague, onde habitavam. Mas ao chegar perceberam que a cidade havia sido queimada e todos os habitante levados cativos.

Quando viu aquilo, Davi e seus homens choraram muitíssimo, até que não tiveram mais forças. Não bastasse, os seus homens falaram em apedrejá-lo.

Mas é em tempos de crises extremas que o verdadeiros filhos de Deus resplandecem. Diante de uma das maiores crises existenciais de sua vida, ele buscou ao Senhor e se fortaleceu nEle.

Davi procurou relembrar tudo o que o Senhor já havia feito até ali e como grandes livramentos o alcançaram, quando finalmente recuperou o ânimo, consultou ao Senhor com o sacerdote Abiatar, e Deus lhe deu a estratégia necessária para recuperar os cativos.

Seguindo a direção de Deus, Davi e seus homens não apenas recuperaram suas esposas, filhos e os homens de Ziclague, mas grande riqueza em despojos que foram repartidos entre todos.

Por fim, uma grande crise se transformou em uma grande vitória.

O mesmo acontece na vida de qualquer um que ao invés do desespero, escolhe confiar no Senhor. Por mais adversa que seja a situação, Deus sempre tem livramento e estratégia preparada para Seu povo.


EXEGESE:


"O que devo fazer, Senhor?" Você costuma consultar a Deus antes de tomar alguma decisão? Os versículos de hoje mostram um exemplo de Davi e o quanto necessitamos da orientação de Deus. Davi foi um homem forte, valente, excelente estrategista e guerreiro destemido. No entanto, o vemos inúmeras vezes recorrer à ajuda e direção de Deus para o que deveria fazer. Como pastor de ovelhas ou rei de Israel, Davi não confiava somente na sua inteligência e força para agir...

Da mesma forma, nós precisamos buscar a Deus e a Sua vontade, seja nas decisões simples ou nas grandes escolhas da vida... Veja bem, de certa maneira, até poderíamos agir sozinhos mas, como filhos dependentes do Pai, precisamos seguir na direção do Senhor Jesus. Esteja certo que Ele irá sinalizar e lhe conduzir no caminho certo. Deus sabe o que é melhor para você! Busque-O antes de fazer qualquer coisa e receba a Sua paz e graça!





ORAÇÃO:

Querido Deus e Pai, obrigado por mais um dia! Sou grato por me ajudares em todas as coisas que faço. Obrigado porque a Tua Palavra me ensina a depender e confiar no Senhor sempre. Ajuda-me buscar a Ti, Senhor Jesus, todos os dias antes de cada decisão, antes de fazer qualquer coisa, antes de falar com qualquer pessoa. Ajuda-me a obedecer ao Senhor e atender à Sua direção, em nome de Jesus! SHALOM!