segunda-feira, 14 de setembro de 2020

BAIXANDO A BOLA...

 



Porque pela graça que me é dada, digo a cada um dentre vós que não pense de “si mesmo além do que convém”; antes, pense com moderação, conforme a medida da fé que Deus repartiu a cada um. Paz do Senhor seja sobre todos. Desejo hoje compartilhar algo de Deus para nossa vida cristã. Gosto muito de palavras de bênçãos e promessas, mas o que muda nossa conduta e transforma nosso caráter dando um polimento em nossos corações e limpando nossas mentes é o ensino e a correção. Neste rico capítulo da Bíblia o apóstolo Paulo fala sobre o corpo, seus membros e a utilização devida dos dons espirituais na igreja (corpo de Cristo). Entretanto, olhando para este versículo, encontramos um ensinamento muito rico. Em suas palavras o apóstolo diz: “que não pense de si mesmo além do que convém; antes, pense com moderação”. Na Tradução NVI (Nova Versão Internacional) a escrita é mais objetivo ainda, pois ela diz: ” ninguém tenha de si mesmo um conceito mais elevado do que deve ter; mas, pelo contrário, tenha um conceito equilibrado”. Vivemos dias onde o culto pelo “eu”, as concupiscências da carne e dos olhos, a soberba da vida e as vaidades do coração tornaram-se comum e normal em meio a uma humanidade sem Deus e sem princípios bíblicos, tendo como resultado uma sociedade sem valores éticos e morais, em lares doentes e famílias infelizes, em jovens doentes no caráter e emocionalmente. Triste é saber que muitos “cristãos” estão indiferentes a esta verdade atual e até deixando ser levado e contaminando-se pelos valores impostos pelo sistema. “Irmãos” que vivem e pensam de si além do que convém, tendo de si mesmo um conceito mais elevado, onde a soberba e a arrogância tem sufocado a humildade e a moderação. Sansão era uma nazireu, homem separado desde o ventre para servir a Deus, mas caiu na vaidade e na desobediência e perdeu “suas forças”, pois pensava além do que convém.


Pois eu digo, pela graça que me foi dada, a todo homem que está entre vocês, que não pense mais em si mesmo do que deveria pensar; mas pensar sobriamente, como Deus tem dado a cada homem a medida da fé. E eu digo – Ele agora passa a mostrar qual é essa vontade de Deus.


No contexto desse versículo acima supra citado, Paulo está preocupado que as pessoas estivessem pensando de si mesmas “além do que convém”. Seu remédio definitivo para esse orgulho é dizer não somente que os dons espirituais são obra da livre graça de Deus em nossas vidas, mas que também o é a própria fé com que usamos esses dons.

Há dois extremos perigosos na concepção da nossa auto imagem, um é pensarmos que somos inferiores ao que realmente somos. Infelizmente há muitos que ainda não descobriram o seu real valor em Deus e vivem complexados e tristes. O outro extremo, é supervalorizarmos o conceito que temos de nós mesmos, julgando que somos melhores do que na verdade somos. Diria que neste último quadro estamos a maior parte de nós.


ORAÇÃO:

Senhor Deus, perdoa-me se tenho sido arrogante e egoísta. Convém que o Senhor cresça e que eu diminua, Jesus. Sem a Tua ajuda tenho dificuldades de fazer as coisas com amor e moderação. Me ajuda a ter equilíbrio ao lidar com outras pessoas. Ensina-me também a reconhecer o valor do outro e demonstrar isso no meu dia a dia, para Tua glória. Em nome de Jesus, amém!