quarta-feira, 4 de novembro de 2020

A ORAÇÃO DE JABEZ!

 


“E Jabez era mais glorioso que seus irmãos; e sua mãe chamou seu nome Jabez, dizendo: Eu te criei como Gabes. E Jabez invocou o Deus de Israel, dizendo: Se em bênção me abençoares, e amplia minhas fronteiras. e a tua mão esteja comigo, e me dará entendimento para não me deprimir; e Deus fez tudo o que ele pediu."


Jabez, um homem que conseguiu através de uma oração mudar toda a sua história. Contudo, quem era Jabez na Bíblia Sagrada?

Inegavelmente, Jabez nasceu de baixo de um preconceito, recebeu um nome ao qual ninguém quer receber. Porém, mesmo assim não deixou isso molda sua história.

Jabez foi o homem mais respeitado de sua família. Sua mãe lhe deu o nome de Jabez, dizendo: “Com muitas dores o dei à luz”. Jabez orou ao Deus de Israel: “Ah, abençoa-me e aumenta as minhas terras! Que a tua mão esteja comigo, guardando-me de males e livrando-me de dores”. E Deus atendeu ao seu pedido. (1 Crônicas 4.9-10 NTLH)

O que há de especial nesta oração? Percebemos que ela é curta, logo não é o tempo que oramos que faz a diferença mas a intensidade e fé com que nos aproximamos do altar de Deus.

Analisemos pois a oração de Jabez para entender os princípios que estão inseridos nestas palavras:

a)Jabez invocou o Deus de Israel – O verbo invocar é clamar, convocar, se dirigir especificamente. Jabez não ora a um Deus genérico, comum, ele se dirige ao “Deus de Israel” o Senhor que havia feito tanto por eles e que estava esquecido na vida e na boca de gerações inteiras, até que jabez ousou invocar este Deus para que se manifestasse e agisse em sua vida.
Não basta ouvir falar sobre o que Deus fez, quem Deus usou, é importante invocarmos este Deus para que faça em nossas vidas, para que nós possamos ter experiências com Ele.Ele prosperou porque soube a quem orar!
b) dizendo: “Ah quem dera o Senhor me abençoasse muitíssimo e alargasse minhas fronteiras”  - Se lermos esta oração com as lentes da teologia da prosperidade cairemos no engano de achar que este homem egoisticamente esta pedindo a Deus riquezas e mais terras, todavia quando lemos com as lentes do todo das Escrituras e especialmente com o Novo Testamento percebemos que o que Ele esta pedindo.


CONCLUSÃO:

A oração de Jabez é uma pequena oração que aparece no meio de uma lista enorme de nomes e famílias, no primeiro livro das Crônicas de Israel. Jabez pertencia à linhagem de Judá e foi um homem de valor, conceituado dentre os seus familiares. O texto bíblico diz muito pouco acerca da sua história, apenas realça que Deus lhe atendeu a oração. O significado do nome Jabez: "o que causa sofrimentos",  traduz o sentimento de dor no qual ele foi gerado. Mas esse mesmo, que sofreu e causou muitas dores no início, recebeu de Deus graça e livramento...

Assim também é na vida daqueles que confiam e se entregam a Deus. De um passado de dores e sofrimento Jesus pode tudo transformar e conceder uma nova vida de alegria e paz! A despeito dos problemas vividos do início, das dificuldades e de tudo que esteja sofrendo agora, mantenha-se conectado ao Senhor em oração. Confie em Deus que faz tudo novo! Ele é Bom, em todo tempo poderá lhe ajudar e atender ao seu pedido.


ORAÇÃO:

Senhor Deus e Pai, Tu és o mesmo ontem, hoje e eternamente. Tu ouviste e respondeste a tantos (como Jabez, Davi, Ana...) que te buscaram em momentos de dor e aflição. Também eu clamo a Ti nesta hora: abençoa-me, Pai! Eu preciso da tua ajuda. Cuida da minha vida e segura em minhas mãos. Faz-me prosperar física e espiritualmente, e livra-me do mal. Em nome de Jesus, eu oro, SHALOM!