quarta-feira, 10 de agosto de 2011

REFLEXÃO: A UNIDADE NO CORPO DE CRISTO


TEXTO: Salmo 33: Efésios 4: 1-8, I Coríntios 12: 4-27

Esforço (Efésios 4:3)
Por que “esforço”? Por que determinadas coisas são difíceis, é necessário fazer força para obtê-las. Não é difícil conviver (como diz o Salmo133) com as pessoas de quem gostamos. Pelo contrário, queremos estar com elas, procuramos agradá-las, fazer suas vontades. Afinal, geralmente gostamos das mesmas coisas que elas gostam e queremos o mesmo que elas querem. Geralmente andamos com as pessoas com as quais nos identificamos.
Mas a tendência de muitos grupos é começar a achar que “sua turma é a melhor”, que o seu grupo é o certo e detentor da verdade. Os outros grupos passam a ser os piores e estar sempre errados. Chegam a se fechar tanto que passam a olhar os outros como se fossem quase – ou até – inimigos. Fazer esforço para conservar a unidade no vínculo da paz significa sair do comodismo, da zona de conforto, e se aproximar mudar a maneira de ver, de pensar a respeito de alguém ou algum grupo de pessoas diferente. E mais, é estar disposto a consertar, a pedir perdão e perdoar se for preciso.
ESFORÇO – ATITUDE – SAIR DA ZONA DE CONFORTO
Coletividade (Efésios 4: 4-6)
Precisamos ver Deus na vida, nos dons e ministérios que são diferentes dos nossos. Afinal, o corpo de Cristo não é dividido. Precisamos desenvolver uma visão de corpo, de Reino. Precisamos ver tudo o que está sendo feito para o crescimento do Reino, e não somente do meu grupo ou ministério. Esse mesmo princípio é abordado em I Corintios 12: 4-6 é o mesmo Espírito.