quinta-feira, 4 de agosto de 2011

ESTUDO BÍBLICO: O PASTOR E AS OVELHAS


Estudo bíblico feito por mim, examinando o Evangelho Segundo João, capítulo 10, onde Jesus diz ser a "porta" por onde os escolhidos deverão entrar. A Palavra é profética e convida os Evangélicos a saírem do "CURRAL" para uma nova vida.
Assuntos abordados:
1.      O mundo é o curral de Deus
2.      O Livro da Vida
3.      Sinais da apostasia
4.      A operação do erro
5.      Liberdade sem Cristo
6.      Pastagens verdejantes
7.      A vida eterna da promessa
8.      Ladrões e salteadores
9.      Cada dia tem o seu mal
10.  As riquezas de cima
11.  Jesus no controle da nossa vida
12.  Um só rebanho e um só Pastor
13.  Judeus e Gentios
14.  Cristo, o dom da vida
15.  Jesus, o nosso Deus vive

Jesus, o Salvador do mundo, o Filho de Deus, recebe muitos títulos e dentre eles, um dos mais belos e familiares é o de pastor das ovelhas. O pastor é aquele que cuida, apascenta, alimenta, protege disciplina, consola e restaura as ovelhas. A ovelha é um animal frágil, inseguro, vulnerável, míope e teimoso. A ovelha não pode cuidar de si mesma. Entregue ao seu próprio destino, torna-se presa fácil dos predadores. Caminhando sozinha facilmente cai no abismo e mui raramente consegue reencontrar o caminho de volta para o aprisco.
Jesus nos é apresentado nas Escrituras como o bom pastor, o grande pastor e o supremo pastor. Como o bom pastor ele deu a sua vida pelas ovelhas; como grande pastor ele vive para as ovelhas e como o supremo pastor ele voltará para as ovelhas. O Salmo 22 nos fala do sofrimento do Messias e nos apresenta a Jesus como o bom pastor. O Salmo 23 nos fala do Senhor como o grande pastor que nos dá provisão, proteção e direção. O Salmo 24, por sua vez, nos apresenta Jesus como o supremo pastor, que voltará em glória para as ovelhas. Essas mesmas verdades são repetidas também no Novo Testamento.