sábado, 22 de agosto de 2020

O HOMEM CRIADO À IMAGEM DE DEUS

 

O livro de Gênesis diz que Deus criou o homem à Sua imagem, formando-o do pó da terra, soprando em suas narinas o fôlego da vida (Gênesis 1:26-272:7). O fato de que Deus fez o homem à Sua imagem e semelhança retrata a diferença fundamental entre os seres humanos e as outras criaturas. Todas as demais características distintas entre o homem e o mundo animal se encontram nessa imensa diferença.

imagem de Deus proporciona um significado especial, uma harmonia, inteligência e desígnio à vida humana. Ser humano significa ter sido criado à imagem de Deus. Esse é o testemunho correto da Bíblia!

Três escrituras no livro de Gênesis referem-se a essa criação à imagem de Deus (Gênesis 1:26-279:6). Como podemos ver, elas mostram que “à imagem de Deus” é de importância crucial para o grande propósito da humanidade no planeta Terra. Essas escrituras não são somente fatos históricos; elas apontam diretamente para o magnífico destino de todo ser humano.

Vamos começar o nosso estudo formal com uma visão geral desse assunto intrigante.

O que nos ensina o primeiro capítulo de Gênesis a respeito da imagem de Deus?

“E disse Deus: ‘Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo réptil que se move sobre a terra’ ” (Gênesis 1:26).

O homem é diferente de todas as outras criaturas viventes por causa de seu relacionamento com Deus. A flora e a fauna já tinham sido criadas quando Deus trouxe o homem à cena. O homem era a coroa da criação física e foi designado para governar sobre ela. De toda a criação de Deus, somente o homem foi feito à Sua imagem e semelhança.

As Escrituras Hebraicas não explicam precisamente o que significa ter a imagem e semelhança de Deus. A Bíblia Cambridge para Escolas e Colégios (The Cambridge Bible for Schools and Colleges) diz o seguinte sobre as palavras imagem e semelhança: “’Imagem’ sugere uma reprodução na forma de substância, física e espiritual e ‘semelhança’ passa uma ideia de retrato e aparência semelhante”.

O homem, é claro, não tem todos os poderes, características e atributos do grande Deus Criador. Não obstante, fomos criados fisicamente o mais próximo possível à imagem e semelhança de Deus.

Através da Bíblia, o relacionamento de Deus com o homem tem sido representado como a de um pai com seus filhos. crianças Os filhos geralmente têm muitas semelhanças com seus pais. O autor de Hebreus explica o nosso relacionamento com Deus: “Porque, assim o que santifica [Cristo] como os que são santificados [Cristãos], são todos de um [Pai]; por cuja causa [Cristo] não se envergonha de lhes chamar irmãos, dizendo: ‘Anunciarei o teu nome a meus irmãos, cantar-te-ei louvores no meio da congregação.’ E outra vez: ‘Porei nele a minha confiança.’ E outra vez: ‘Eis-me aqui a mim e aos filhos que Deus me deu’ ” (Hebreus 2:11-13).

Os versículos mencionados acima também expressam e mostram o propósito maravilhoso de Deus para a humanidade. A mensagem da Bíblia mostra que Deus criou o homem com a mente capaz de se comunicar com Ele e pensar como Ele pensa. E Deus quer que sejamos ainda mais semelhantes a Ele—em caráter e, posteriormente, em composição. Nosso destino é ser como Jesus Cristo é agora—Filho glorificado de Deus (1 João 3:2).

Os dois sexos estão incluídos no grande propósito de Deus para a humanidade?

“E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; macho e fêmea os criou” (Gênesis 1:27; compare com 5:1-2).

No versículo 27 de Hebreus, a palavra hebraica para “homem”, etadam (incluindo a partícula acusativa et), é um pronome coletivo que significa humanidade ou raça como um todo—e não apenas o nome próprio de Adão, que foi o primeiro homem (1 Coríntios 15:451 Crônicas 1:1). Portanto, à imagem de Deus aplica-se tanto individua como coletivamente. Cada pessoa, homem ou mulher, foi criada à imagem de Deus. Ou seja, toda a raça humana.

Esse importante relato do primeiro capítulo de Gênesis encontra-se repetido noutro ponto crucial da história da humanidade?

“Este é o livro das gerações de Adão. No dia em que Deus criou o homem, à semelhança de Deus o fez. Macho e fêmea os criou, e os abençoou, e chamou o seu nome Adão, no dia em que foram criados” (Gênesis 5:1-2).

Depois da descrição original da criação da humanidade no Jardim do Éden, somos mais uma vez lembrados de que fomos criados diferentes do resto da criação, no começo dessa nova época na história humana.

O primeiro livro da Bíblia, noutra passagem, menciona novamente a criação dos seres humanos?

“Quem derramar o sangue do homem, pelo homem o seu sangue será derramado; porque Deus fez o homem conforme a Sua imagem” (Gênesis 9:6).

Uma pessoa, criada à imagem de Deus, é tão preciosa à vista do Criador que qualquer um que deliberada e maliciosamente lhe tirasse a vida poderia encarar a pena de morte. Essa menção final em Gênesis foi colocada imediatamente após o dilúvio de Noé—outro marco de referência na história. Todos os três relatos desse tema importante da história da criação do homem à própria imagem de Deus, aparecem no contexto imediato da reprodução do ser humano. Dois aparecem diretamente antes da ordem “frutificai e multiplicai-vos”, e o terceiro aparece antes do primeiro registro genealógico. Esse relacionamento reprodutivo tem algumas importantes implicações espirituais por ser parte do plano e propósito final de Deus para a humanidade.

A Bíblia também menciona as palavras imagem e semelhança na reprodução normal de um ser humano?

“E Adão viveu cento e trinta anos, e gerou um filho à sua semelhança, conforme a sua imagem, e chamou o seu nome Sete” (Gênesis 5:3).

A Bíblia interpreta a si mesma. O contexto (versículos 1-2) menciona que Deus fez os homens e as mulheres à Sua própria semelhança. Essas passagens nos dão indícios importantes ligação do que nosso Criador pretendia dizer com essa expressão “à imagem de Deus?” Do mesmo jeito que o Criador fez os seres humanos a Sua imagem e semelhança (Gênesis 1:26-27), assim também Adão teve um filho, Sete, que era a sua imagem e semelhança (as mesmas palavras hebraicas são usadas nas duas passagens). Como o Dicionário do Intérprete da Bíblia [The Interpreter’s Dictionary of the Bible] observa: “A semelhança do homem com Deus é análoga à semelhança de Sete com o seu pai Adão. Isto confirma que a semelhança física não deve ser excluída” (Página 683).

Em outras palavras, do mesmo jeito que os filhos se assemelham a pais humanos, os seres humanos são semelhantes ao Criador. Embora Deus seja espírito (João 4:24) e não um ser físico, todos os seres humanos têm as características físicas dEle. Ele chegou a mostrar a Moisés Suas costas e Sua forma glorificada (Êxodo 33:18-23). A respeito da semelhança física, é importante observar que Jesus Cristo apareceu em forma e figura humana a Seus discípulos depois da ressurreição. No relato da transfiguração (Mateus 17:1-9), Jesus também apareceu em Sua forma glorificada a Pedro, Tiago e João.

Quando Deus aparece em visões aos profetas bíblicos, eles O descrevem com uma forma física. Certamente o homem foi projetado fisicamente para parecer o máximo possível com a imagem e semelhança desse Ser espiritual maravilhoso, que é Deus.