quarta-feira, 9 de dezembro de 2020

LANCE SOBRE ELE AS SUAS PREOCUPAÇÕES

 


A Bíblia ensina que os crentes devem confiar no Senhor e lançar sobre Ele todas as suas ansiedades. O versículo bíblico é bem claro: “Lançando sobre Ele toda a vossa ansiedade, porque Ele tem cuidado de vós” (1 Pedro 5:7). O significado desse ensino obviamente fala sobre o cuidado do Senhor para com seus filhos. Ele também mostra que não há motivos para nos preocuparmos demasiadamente com as coisas que nos afligem.
Mas apesar de o versículo ser simples e objetivo, e sua mensagem muito reconfortante, muitas vezes temos dificuldades em saber exatamente como lançar toda a nossa ansiedade sobre Deus. Isso acontece, principalmente, por sermos imediatistas e egoístas. Queremos as coisas aqui e agora, e do nosso jeito; mas com Deus esse tipo de pressão não funciona. Portanto, você precisa saber que lançar sobre Ele toda a vossa ansiedade é um exercício de fé, humildade, paciência e perseverança.
A palavra “lançando” traduz um termo grego que indica um ato único de “arremessar algo sobre” ou “colocar algo em”. Esse ato de “arremessar” ou “colocar” ocorre sempre visando um alvo bem definido. Isso significa que lançar é um ato sempre intencional e que exige algum esforço para que o que estivermos lançando seja, de fato, arremessado para longe de nós e atinja o alvo pretendido.


EXEGESE:


Lançar em Deus aquilo que nos preocupa é uma saída simples e eficaz para solucionar o problema da ansiedade. Contudo, essa atitude exige certo grau de confiança e entrega total. Quando entregamos a Deus o que nos tem causado ansiedade, passamos a desfrutar de um sentimento de paz e tranquilidade surpreendente, porque sabemos que tudo está depositado nas melhores mãos. Tudo está sob o controle do Senhor de todo o universo, que tem cuidado de nós.

O que é que te preocupa neste dia? Problemas familiares, dívidas, estudos, trabalho, doenças, futuro? Seja qual for a causa da sua ansiedade, problemas grandes ou pequenos, a Bíblia nos orienta a lançar toda inquietação em Deus. Entrega tudo ao Senhor em oração. Fazendo isso poderá descansar nele, confiando que Deus cuida de você e que também agirá de acordo com a Sua boa vontade, em todas as situações.



 

ORAÇÃO:


Senhor Deus e Pai, quero lançar em Ti todas as minhas ansiedades... Coloco em Tuas mãos as minhas preocupações e tudo que tem me inquietado. Peço que me ajudes a descansar no Senhor, confiando nos Teus cuidados e no Teu grande amor por mim. Desde já te agradeço, crendo que a Tua Paz poderá tranquilizar o meu coração. Shalom!