terça-feira, 29 de setembro de 2020

A GLORIOSA MENSAGEM DO EVANGELHO!

 



1 Coríntios 2.9 é um daqueles textos comumente mal interpretados. As pessoas olham para “Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam” e logo pensam no céu e nas bênçãos eternas. Como vimos na última meditação, entretanto, Paulo não estava falando de bênçãos futuras, mas sim do evangelho: Cristo crucificado como salvação para judeus e não-judeus. É por isso que no versículo 10, Paulo afirma que essas coisas foram, de fato, reveladas a nós, cristãos, pelo Espírito de Deus. Note o contraste que o versículo 10 estabelece com o que vem antes: nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem penetrou em coração humano, mas Deus nos revelou pelo seu Espírito. Paulo não está, portanto, falando sobre os céus, mas sobre aquilo que, pelo Espírito de Deus, nós podemos conhecer hoje.

Note, você só entenderá as coisas de Deus quando o Espírito de Deus as revelar a você. Esse conhecer é mais profundo do que compreender racionalmente e esta revelação nada tem a ver com uma revelação direta não relacionada com a Bíblia. Pelo contrário, quanto mais próximo de Deus você estiver e mais cheio do Espírito, tanto mais você compreenderá com a mente e com o coração as verdades reveladas na Bíblia. Por outro lado, mesmo sendo a Bíblia a Palavra de Deus em si mesma, você nunca será capaz de compreendê-la ou de aceitá-la, nem de ser transformado por ela a menos que o Espírito Santo revele a você as verdades de Deus. Esse Espírito pode fazer isso em primeiro lugar por que isto é parte de seu ministério. Ele perscruta (sonda, pesquisa, examina, investiga) todas as coisas, até mesmo as profundezas de Deus! O Espírito Santo conhece tudo o que acontece no mundo, ele sabe por pesquisa própria a respeito de todas as coisas, inclusive as mais intrincadas e profundas verdades de Deus.

Além disso, o Espírito pode fazer você e eu entendermos com a mente e com o coração os mistérios de Deus. Isso porque, em segundo lugar, o Espírito Santo É Deus. Paulo estabelece um paralelo entre nós e nosso espírito (alma) e entre Deus Pai e o Espírito Santo. Assim, da mesma maneira que nós mesmos conhecemos os nosso pensamentos mais profundos, atitudes que ninguém viu, motivações que ninguém sabe, de forma ainda mais precisa e profunda, o Espírito Santo conhece os mistérios de Deus. Ele pode e quer revelar Deus a nós.



ORAÇÃO


Senhor Deus, obrigado por nos ter dado o teu Espírito para habitar dentro de nós. Obrigado por nos ter revelado por meio do Espírito, que Cristo, sendo Deus, morreu por nós para fazer-nos filhos teus. Enche-nos, Senhor, mais e mais do teu Espírito, de tal maneira que conheçamos e amemos mais a tua verdade. Que sejamos tomados de alegria por te conhecer mais profundamente. Que sejamos tomados de senso de responsabilidade, a fim de sermos canais para que outros também conheçam a tua verdade. Obrigado, Senhor, pelo Espírito Santo. Em nome de Jesus, amém!