sexta-feira, 25 de setembro de 2020

RESUSCITADO DA MORTE ESPIRITUAL

 


TEXTO ÁUREO:

"Antigamente, por terem desobedecido a Deus e por terem cometido pecados, vocês estavam espiritualmente mortos.
Mas a misericórdia de Deus é muito grande, e o seu amor por nós é tanto, que, quando estávamos espiritualmente mortos por causa da nossa desobediência, ele nos trouxe para a vida que temos em união com Cristo. Pela graça de Deus vocês são salvos".



A condição da pessoa sem Deus é completamente desesperadora: está morta! Em si mesma não há saída e nenhum recurso suficiente para se salvar... Desse modo inicia a descrição em Efésios 2, de como nós estávamos: mortos em nossos pecados e delitos. Embora nos considerássemos 'naturalmente' vivos, longe do Senhor Jesus, estamos perdidos e mortos espiritualmente.


Nestes textos acima podemos aprender que uma vida de pecado e desobediência a Deus, nos torna a pessoa espiritualmente morto, o que leva a seguir o mau caminho deste mundo e se submeter a vontade de Satanás e destinados a ir para o inferno. Também aprendemos que humanamente falando uma pessoa morta espiritualmente, não consegue buscar a Deus, por isso por causa de Sua grande misericórdia e amor, Deus vai até onde estamos e nos resgata para vivermos uma vida unida com Cristo e que a nossa união com Cristo nos proporciona receber a graça da Salvação.

Exemplos a serem observados:
Os textos não apresentam um exemplo explicito, porem temos o exemplo de Paulo que continua ensinando aos irmãos de Efésios, para que ele se tornem uma igreja.

Ações que devo realizar:
* Que eu creia que a morte espiritual é resultado da desobediência e pratica do pecado.
* Que eu creia que Satanás governa seus demônios e também controla os que são desobedientes a Deus, que andam no mal caminho do mundo.
* Que eu creia que o inferno é para aqueles que vivem pelos desejos da sua natureza humana.
* Que eu creia que a misericórdia de Deus é muito grande.
* Que eu creia que foi Deus quem nos resgatou do mundo, para estarmos unidos com Cristo.
* Que eu creia que a salvação é pela graça de Deus.
* Que eu fuja da atitude de desobediência a Deus, para não viver uma vida de pecados, mas ter comunhão com Ele.
* Que eu seja dirigido pelo Espírito Santo que me conduzirá a uma vida de obediência.
* Que eu aprenda a nega a mim mesmo para que eu experimente a promessa do Céu.
* Que eu celebre sempre a misericórdia de Deus.
* Por Deus ter me resgatado do mundo, que eu viva sempre em unidade com Cristo.
* Que eu aprenda que nada que obtenho de Deus é por esforço próprio, mas tudo é pela graça de Deus.





ORAÇÃO:


Senhor Deus e Pai, muito obrigado pela vida nova! Obrigado, porque o Senhor tomou a iniciativa e escolheu se compadecer do nosso estado. Sem Ti não havia esperança, estava perdido, morto e longe do Teu amor. Mas pela Tua graça, em Cristo Jesus Teu filho amado, recebi o perdão e o amor que não encontrei em nenhum outro lugar. Eu não merecia mas, pela fé, recebi nova vida em Jesus! Ajuda-me a partilhar essa Vida com todos que estão a minha volta. Em nome de Jesus, amém!