quarta-feira, 16 de dezembro de 2020

CONSTRUA SOBRE A ROCHA

 


Senhor, Senhor – Deus julga o coração, não por palavras, mas por obras. Um bom servo nunca discute, fala pouco e sempre segue seu trabalho. Tal servo é um verdadeiro cristão: é um ministro fiel, sempre atento à obra de sua própria salvação ou à de seu próximo; falando mais a Deus do que aos homens; e a estes como na presença de Deus. A língua é comparada adequadamente por uma a uma bomba, que esvazia o coração, mas não o enche nem limpa. O amor de Deus é uma fonte oculta, que alimenta continuamente o coração e nunca permite que ele seja seco ou infrutífero.



EXEGESE:



Todos que já construíram casas, ou se envolveram em algum tipo de construção, sabem como são sérias todas as fases de um projeto desse tipo. Sobretudo a fase inicial dos fundamentos, que é importantíssima. Se os alicerces forem mal feitos, toda a construção poderá ir abaixo, com as adversidades externas (ver Lucas 6:49 NTLH). Naturalmente, se pretendemos que algo seja firme e duradouro, precisamos investir muito nos seus fundamentos. Assim também acontece em nossas vidas: será que estamos firmados sobre a rocha?

Nesses versículos, Jesus deixa bem claro que tudo o que disse não é simplesmente para ser ouvido e admirado, mas para ser praticado! Não adianta ser somente simpatizante daquilo que Jesus ensinou. Para estarmos firmes em todas as áreas de nossa vida, é preciso crer e colocarmos em prática a Sua Palavra.

A comparação feita nestes versículos mostra que Jesus espera que os seus ensinos sejam levados a sério e postos em ação diariamente. Senão, estaremos construindo sobre bases inseguras, pondo tudo em risco. Se praticarmos as Palavras de Jesus, estaremos firmes sobre a rocha eterna que é o Senhor. Então, podemos construir a nossa vida seguros nele, sem medo de sermos destruídos no final.




ORAÇÃO:


Senhor Deus e Pai, Tu és a minha segurança e a minha fortaleza! Eu confio em Ti e sei que a minha vida está segura em Tuas mãos. Ajuda-me a não ser somente ouvinte, mas ser praticante fiel da Tua Palavra. Que eu possa levá-la a tantas pessoas aflitas e inseguras à minha volta. Firma os meus passos no Teu caminho para que eu viva na Tua preciosa presença, hoje e sempre! SHALOM!