domingo, 24 de julho de 2011

REFLEXÃO: O TRIUNFO SOBRE SATANÁS

Texto Bíblico: Tiago 4.7
Introdução: “Satanás.” Uma palavra hebraica que significa adversário. Também é chamado pelo nome de “diabo” que significa acusador ou caluniador, e também “Belzebu ou Baalzebu”, que significa senhor das moscas. O N. T. aplica o termo ao “príncipe” ou chefe dos demônios. (Mt 12.24-29). No trecho de Ap 12.3 ele é chamado de dragão, uma referência á sua astúcia, malignidade e veneno. Ap 12.9 é passagem que se refere ao “dragão” como a antiga serpente, uma referência à sua astúcia, misturada com a sua natureza destruidora.
Portanto as Escrituras aludem a Satanás como uma personalidade real, e não meramente como símbolo do princípio do mal. Porém Satanás está neste mundo e está tentando nos conquistar para sua causa maligna. Mas é possível vencê-lo! Como?:

1- Sujeitando.
“… Sujeitai-vos…” Esse é um elemento imprescindível para a vitória na vida espiritual. É para os “humildes” que a graça de Deus é conferida.
Quem se sujeita é quem se torna “humilde” de espírito, reconhecendo a sua própria fraqueza na esfera espiritual. Realmente, é necessário que o crente se submeta ao seu próprio Comandante, pois está diante de um inimigo feroz. Sozinho. O crente certamente fracassará; com Cristo a vitória lhe está assegurada, mas ninguém estará “com Ele”, a menos que se submeta às suas ordens.
2- Resistindo.
“… resisti…” O verbo sugere oposição vigorosa, resistir bravamente, ficar cara a cara contra um adversário, sustentar sua base. Significa manter agressivamente na retaguarda ou manter-se à frente e opor-se; “lutar.” (Ef 6.12). Significa engajar-se ativamente em um combate um-a-um; “ficar firme.” (Ef 6.13). Significa manter a firmeza depois de uma batalha ativa; e “estar firme.” (Ef 6.14). Significa tomar posição para a próxima batalha.
Tomai atitude firme, resistindo às tentações e ao mundanismo enviado pelo “príncipe deste mundo” (Jo 14.30), e obtereis sucesso. Se Satanás for resistido com constância, sabendo que Deus é quem firma ao crente, desistirá imediatamente. Com o poder do Espírito Santo, podemos resistir ao diabo, e ele fugirá de nós.
3- Triunfando.
“… e ele fugirá de vós…” Essa idéia aparece sob várias formas, na literatura judaica: “Se fizeres aquilo que é bom, meus filhos… o diabo fugirá de vós.” “Se um homem foge para o Senhor, o espírito maligno fugirá dele.” “Se praticardes o bem, até mesmo os espíritos imundos fugirá de vós.”.
Portanto, sujeitai-vos a Deus e oferecereis resistência a ele (ao diabo) e ele fugirá de vós. Ele (o diabo) pode lutar, mas não pode vencer; portanto, se lhe ofereceres resistência, ele fugirá de ti; derrotado e envergonhado.
Resumo: Há vitória; a derrota não é necessária, embora o adversário seja dotado de forças e inteligência prodigiosas. Satanás pode ser derrotado por nossa obediência e resistência. “Sujeitai-vos, pois, a Deus; resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.” (v.7). Satanás só é poderoso enquanto contar com a simpatia do homem que ele tenta.
Resumo: Obediência; Jesus foi e é o maior símbolo de obediência e humildade. Ele tinha e tem uma grande sabedoria vida, chegando a plantar a semente do bem, da humildade, do que é certo, no coração das pessoas por onde passava com suas lindas pregações e provérbios. Seu conhecimento era e é superior a todos.
Sua sabedoria seu modo de praticar a verdade e os ensinamentos de Deus. Jesus teve medo da morte? Sim, ele era homem, humano, tinha carne, órgãos, ossos... Chegou a pedir que afastasse esse cálice, mas, sua obediência, e confiança em Deus, “contudo não faça a minha vontade, mas a tua,” foi o que fez ele  passar por toda aquela humilhação, por todas as dores e por tudo que ele teve, foi a força, a fonte, que fez Jesus suportar tudo.Mas o que o senhor Deus prometeu foi cumprido, Jesus recebeu a promessa de Deus, Ressuscitou, venceu a morte, e contemplou-a ao lado de seu pai.Isso foi um exemplo de humildade, obediência e confiança.
Jesus foi e é o maior símbolo de obediência e humildade. Ele tinha e tem uma grande sabedoria vida, chegando a plantar a semente do bem, da humildade, do que é certo, no coração das pessoas por onde passava com suas lindas pregações e provérbios. Seu conhecimento era e é superior a todos.
Sua sabedoria seu modo de praticar a verdade e os ensinamentos Deus. Jesus teve medo da morte? Sim, ele era homem, humano, tinha carne, órgãos, ossos... Chegou a pedir que afastasse esse cálice,mas, sua obediência, e confiança em Deus, “contudo não faça a minha vontade,mas a tua,” foi o que fez ele passar por toda aquela humilhação, por todas as dores e por tudo que ele teve, foi a força, a fonte, que fez Jesus suportar tudo.Mas o que o senhor Deus prometeu foi cumprido, Jesus recebeu a promessa de Deus, Ressuscitou, venceu a morte, e contemplou-a ao lado de seu pai.Isso foi um exemplo de humildade, obediência e confiança.
“Coragem! E sedes fortes. Nada vos atemorize, e não os temais, porque é o senhor teu Deus que marcha à vossa frente: ele não vos deixará nem vos abandonará.”
(Deuteronômio 31: 06)

Nenhum comentário:

Postar um comentário