segunda-feira, 2 de novembro de 2020

ACALMANDO A ALMA

 


Volte para o seu descanso, ó minha alma – À tranquilidade da mente e à alegre confiança na providência e nas promessas de Deus, das quais você desfrutou uma vez. ... Deus é teu descanso; nele só podes habitar à vontade; para ele, portanto, você deve se aposentar. Pois o Senhor fez abundantemente, etc.


Se pudéssemos destacar uma qualidade em Davi, seria a sua submissão a Deus. O "rei-guerreiro" passou por diversas lutas, perseguições e nunca teve medo de expor a Deus o que lhe afligia. Em todo momento de oração, Davi colocou o seu coração diante de Deus verdadeiramente.
O rei nos ensinou como se comportar na angústia. Neste salmo, Davi afirma a si mesmo os feitos do Senhor, dessa forma o rei ao reconhecer o favor de Deus acalmava a sua alma, pois em Deus ganhava confiança. Quando sua alma estava inquieta com as incertezas, Davi trazia a sua memória os feitos do Senhor.
Reconhecer o poder de Deus é o melhor remédio contra a ansiedade. Lembrar do que o Senhor já fez nos aponta para o que Deus pode fazer novamente! Confie no Senhor, acalme a sua alma, pois Ele tem sido bom para você.
o Salmista oferece a Deus uma bela oração de gratidão. O Senhor lhe concedeu muitos livramentos, sua vida teria sido tirada caso não houvesse intervenção.
A gratidão do salmista é tão forte que ele diz: “Eu amo o Senhor!”. É exatamente esse sentimento que deve ser gerado em nosso coração ao ver os milagres que o Senhor Deus tem operado em nossas vidas.
Já passado o período da aflição, o Salmista agora acalenta sua alma: “Retorne ao seu descanso, ó minha alma, porque o Senhor tem sido bom para você!”. (v.v 7)
Devemos nos lembrar das lutas e dores que enfrentamos, sob a perspectiva do agir de Deus. São muitas e grandes as lutas que enfrentamos, mas o Senhor tem nos livrado.
É por crer dessa forma que o Salmista diz: “Eu cri, ainda que tenha dito: Estou muito aflito” (v.v 10). No momento da aflição, nós podemos escolher qual será a nossa postura.
Mesmo passando pela aflição o Salmista permanece crendo. Muitas pessoas quando passam pela aflição esquecem a fé. Um bom exemplo disso é o povo de Israel no deserto, após a saída do Egito.
O Salmos 116 encerra com uma expressão muito famosa, no meio do povo de Deus: “Como posso retribuir ao Senhor toda a sua bondade para comigo? Erguerei o cálice da salvação e invocarei o nome do Senhor” (v.v 12,13).
A única maneira de demonstrar a Deus que somos realmente gratos por seu agir em nossas vidas, é “tomando o cálice da salvação”, isto é: recebendo o Jesus como Senhor e Salvador de nossas vidas e confessando-o publicamente.
Ou seja, guardar e amar a Palavra de Deus são a melhor maneira de mostrar ao Senhor o quanto você é grato por tudo o que Ele tem feito em sua vida.
A palavra generosidade é a chave. Tem que ver com misericórdia. Relaciona-se com um amor sem medida. É desse modo que Deus ama você. A proteção divina na hora da angústia não é um direito conquistado. Nada fizemos para merecer. Mas Deus, por Sua generosidade, estende a mão em nossa direção.
Deus prometeu cuidar de você nas horas mais difíceis. Ele sempre cumpre Suas promessas. Portanto, qual é o motivo para viver ansioso? Se Ele fez maravilhas no passado, por que não pode fazê-las hoje.




ORAÇÃO:


Senhor Deus e Pai, Tu és poderoso e nada nem ninguém é capaz de impedir-te! Já realizaste grandes coisas na minha vida e por isso sou grato a Ti. Minha confiança está em Ti e por isso minha alma se acalma no Teu grandioso poder. SHALOM!




Nenhum comentário:

Postar um comentário