domingo, 23 de agosto de 2020

FOTO: CESÁREA

 

Tensão em Gaza: IDF aumenta número de baterias anti-aéreas

 


As Forças de Defesa de Israel intensificarão a implantação de mais sistemas Domo de Ferro, alguns que estão em diversas partes do país, serão re-locados para junto da fronteira com GAZA.

Mesmo não sendo uma figura importante nas decisões no país, o presidente se pronunciou alertando o Hamas. O presidente Reuven Rivlin referiu-se ao lançamento de foguetes da Faixa de Gaza em direção a Israel e disse: “Não vamos recuar enquanto o Hamas se enfurece.

Dois incêndios eclodiram esta manhã perto de dois vilarejos judaicos no Conselho Regional da Praia de Ashkelon após o lançamento de balões incendiários na área, não muito distante da cidade de Ashkelon.

As Forças de Defesa de Israel responderão com severamente e com determinação, ataque após ataque, e continuará a fazê-lo mesmo que exija paciência e tempo.” Foguetes, balões explosivos não se tornarão uma rotina. “Confiamos na IDF e em suas capacidades e temos certeza de que não vai desistir até que a paz retorne.”

Este pronunciamento foi feito hoje pela manhã aos meios de comunicação após uma noite de disparos de GAZA e contra-ataques da IDF.

FONTE CAFETORAH


O USO APROPRIADO DA LINGUA!

 



Em Provérbios 15 encontramos mais de uma dúzia de versículos que enfatizam o quão é importante ouvir conselhos e nos mostra que aquele que despreza o ensino, a repreensão, a disciplina, a correção é considerado tolo, néscio, insensato. Porém, aquele que tem a humildade em aceita-lo é chamado de sábio.

Quantas oportunidades perdemos em nossos relacionamentos, sejam eles no matrimônio, na irmandade, na família ou com outras pessoas, de abrandar situações difíceis?

Como seres humanos, estamos sujeitos a irar-nos, mas não devemos usar desse artifício para pecarmos contra o nosso próximo. É preciso ter tato ao falar. Tato é a “sensibilidade aguda ao que é adequado ou apropriado ao se lidar com pessoas, incluindo a capacidade de falar ou agir sem ofender”. Ter tato é saber expor seu ponto de vista sem que isso venha a provocar o furor ou inimizade.

Saibamos transmitir nossos pensamentos e ideias com brandura e sabedoria, e assim acalmar o furor e edificar, ao invés de aumentar a raiva e destruir com palavras duras. Com certeza evitaremos o mal e teremos assim a aprovação de Deus.

sábado, 22 de agosto de 2020

O HOMEM CRIADO À IMAGEM DE DEUS

 

O livro de Gênesis diz que Deus criou o homem à Sua imagem, formando-o do pó da terra, soprando em suas narinas o fôlego da vida (Gênesis 1:26-272:7). O fato de que Deus fez o homem à Sua imagem e semelhança retrata a diferença fundamental entre os seres humanos e as outras criaturas. Todas as demais características distintas entre o homem e o mundo animal se encontram nessa imensa diferença.

imagem de Deus proporciona um significado especial, uma harmonia, inteligência e desígnio à vida humana. Ser humano significa ter sido criado à imagem de Deus. Esse é o testemunho correto da Bíblia!

Três escrituras no livro de Gênesis referem-se a essa criação à imagem de Deus (Gênesis 1:26-279:6). Como podemos ver, elas mostram que “à imagem de Deus” é de importância crucial para o grande propósito da humanidade no planeta Terra. Essas escrituras não são somente fatos históricos; elas apontam diretamente para o magnífico destino de todo ser humano.

Vamos começar o nosso estudo formal com uma visão geral desse assunto intrigante.

O que nos ensina o primeiro capítulo de Gênesis a respeito da imagem de Deus?

“E disse Deus: ‘Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo réptil que se move sobre a terra’ ” (Gênesis 1:26).

O homem é diferente de todas as outras criaturas viventes por causa de seu relacionamento com Deus. A flora e a fauna já tinham sido criadas quando Deus trouxe o homem à cena. O homem era a coroa da criação física e foi designado para governar sobre ela. De toda a criação de Deus, somente o homem foi feito à Sua imagem e semelhança.

As Escrituras Hebraicas não explicam precisamente o que significa ter a imagem e semelhança de Deus. A Bíblia Cambridge para Escolas e Colégios (The Cambridge Bible for Schools and Colleges) diz o seguinte sobre as palavras imagem e semelhança: “’Imagem’ sugere uma reprodução na forma de substância, física e espiritual e ‘semelhança’ passa uma ideia de retrato e aparência semelhante”.

O homem, é claro, não tem todos os poderes, características e atributos do grande Deus Criador. Não obstante, fomos criados fisicamente o mais próximo possível à imagem e semelhança de Deus.

Através da Bíblia, o relacionamento de Deus com o homem tem sido representado como a de um pai com seus filhos. crianças Os filhos geralmente têm muitas semelhanças com seus pais. O autor de Hebreus explica o nosso relacionamento com Deus: “Porque, assim o que santifica [Cristo] como os que são santificados [Cristãos], são todos de um [Pai]; por cuja causa [Cristo] não se envergonha de lhes chamar irmãos, dizendo: ‘Anunciarei o teu nome a meus irmãos, cantar-te-ei louvores no meio da congregação.’ E outra vez: ‘Porei nele a minha confiança.’ E outra vez: ‘Eis-me aqui a mim e aos filhos que Deus me deu’ ” (Hebreus 2:11-13).

Os versículos mencionados acima também expressam e mostram o propósito maravilhoso de Deus para a humanidade. A mensagem da Bíblia mostra que Deus criou o homem com a mente capaz de se comunicar com Ele e pensar como Ele pensa. E Deus quer que sejamos ainda mais semelhantes a Ele—em caráter e, posteriormente, em composição. Nosso destino é ser como Jesus Cristo é agora—Filho glorificado de Deus (1 João 3:2).

Os dois sexos estão incluídos no grande propósito de Deus para a humanidade?

“E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; macho e fêmea os criou” (Gênesis 1:27; compare com 5:1-2).

No versículo 27 de Hebreus, a palavra hebraica para “homem”, etadam (incluindo a partícula acusativa et), é um pronome coletivo que significa humanidade ou raça como um todo—e não apenas o nome próprio de Adão, que foi o primeiro homem (1 Coríntios 15:451 Crônicas 1:1). Portanto, à imagem de Deus aplica-se tanto individua como coletivamente. Cada pessoa, homem ou mulher, foi criada à imagem de Deus. Ou seja, toda a raça humana.

Esse importante relato do primeiro capítulo de Gênesis encontra-se repetido noutro ponto crucial da história da humanidade?

“Este é o livro das gerações de Adão. No dia em que Deus criou o homem, à semelhança de Deus o fez. Macho e fêmea os criou, e os abençoou, e chamou o seu nome Adão, no dia em que foram criados” (Gênesis 5:1-2).

Depois da descrição original da criação da humanidade no Jardim do Éden, somos mais uma vez lembrados de que fomos criados diferentes do resto da criação, no começo dessa nova época na história humana.

O primeiro livro da Bíblia, noutra passagem, menciona novamente a criação dos seres humanos?

“Quem derramar o sangue do homem, pelo homem o seu sangue será derramado; porque Deus fez o homem conforme a Sua imagem” (Gênesis 9:6).

Uma pessoa, criada à imagem de Deus, é tão preciosa à vista do Criador que qualquer um que deliberada e maliciosamente lhe tirasse a vida poderia encarar a pena de morte. Essa menção final em Gênesis foi colocada imediatamente após o dilúvio de Noé—outro marco de referência na história. Todos os três relatos desse tema importante da história da criação do homem à própria imagem de Deus, aparecem no contexto imediato da reprodução do ser humano. Dois aparecem diretamente antes da ordem “frutificai e multiplicai-vos”, e o terceiro aparece antes do primeiro registro genealógico. Esse relacionamento reprodutivo tem algumas importantes implicações espirituais por ser parte do plano e propósito final de Deus para a humanidade.

A Bíblia também menciona as palavras imagem e semelhança na reprodução normal de um ser humano?

“E Adão viveu cento e trinta anos, e gerou um filho à sua semelhança, conforme a sua imagem, e chamou o seu nome Sete” (Gênesis 5:3).

A Bíblia interpreta a si mesma. O contexto (versículos 1-2) menciona que Deus fez os homens e as mulheres à Sua própria semelhança. Essas passagens nos dão indícios importantes ligação do que nosso Criador pretendia dizer com essa expressão “à imagem de Deus?” Do mesmo jeito que o Criador fez os seres humanos a Sua imagem e semelhança (Gênesis 1:26-27), assim também Adão teve um filho, Sete, que era a sua imagem e semelhança (as mesmas palavras hebraicas são usadas nas duas passagens). Como o Dicionário do Intérprete da Bíblia [The Interpreter’s Dictionary of the Bible] observa: “A semelhança do homem com Deus é análoga à semelhança de Sete com o seu pai Adão. Isto confirma que a semelhança física não deve ser excluída” (Página 683).

Em outras palavras, do mesmo jeito que os filhos se assemelham a pais humanos, os seres humanos são semelhantes ao Criador. Embora Deus seja espírito (João 4:24) e não um ser físico, todos os seres humanos têm as características físicas dEle. Ele chegou a mostrar a Moisés Suas costas e Sua forma glorificada (Êxodo 33:18-23). A respeito da semelhança física, é importante observar que Jesus Cristo apareceu em forma e figura humana a Seus discípulos depois da ressurreição. No relato da transfiguração (Mateus 17:1-9), Jesus também apareceu em Sua forma glorificada a Pedro, Tiago e João.

Quando Deus aparece em visões aos profetas bíblicos, eles O descrevem com uma forma física. Certamente o homem foi projetado fisicamente para parecer o máximo possível com a imagem e semelhança desse Ser espiritual maravilhoso, que é Deus.

segunda-feira, 5 de junho de 2017

A GRAÇA DE DEUS!

                                             O perigo da graça – Texto Básico: Amós 3:2
                                             No mundo inteiro, vocês são o único povo que eu escolhi para ser meu. Por isso, tenho de castigá-los por causa de todos os pecados que vocês cometeram.


O que é a graça?

A palavra grega “charis” aparece no original grego (NT) 155 vezes e é geralmente traduzida como “graça” em nossa Bíblia. A graça significa a manifestação do amor de Deus na vida do ser humano de uma forma imerecida, como algo que ele não pode reivindicar. Este amor é incondicional e se manifesta graciosamente através do perdão imerecido, espontâneo e eterno. A graça é a negação do nosso esforço com relação a algo que não merecemos e recebemos. A graça é um sinal claro da redenção de Deus.

Somente conhecendo o que é a graça e como ela se manifesta e se aplica à nossa vida, é que podemos ter a certeza de estarmos no centro da vontade de Deus. Todos os nossos pensamentos, palavras e atitudes devem passar pela “peneira da graça”. Também as nossas orações, nossos planos, nossa vontade devem ser vistos à luz da graça de Deus. O objetivo maior da graça não é satisfazer a nossa vontade, mas glorificar a Deus através da implementação da sua vontade na nossa vida e no mundo (Seja feita a vossa vontade...). Estar na graça é viver entregue completamente à vontade de Deus.

Graça no livro de Atos

            No livro de Atos, graça é aquele poder que flui da parte de Deus ou do Cristo exaltado, e acompanha a atividade dos apóstolos, dando sucesso à missão deles (Atos 6:8; 11:23; 14:26; 15:40; 18:27). Graça também é identificada com o Evangelho (Atos 13:43; 14:3; 20:24). É a graça que capacita os homens a crerem (Atos 18:27). A Palavra da graça é aquela que edifica os crentes (Atos 20:32). A iniciativa de Deus é o fator decisivo.

A aplicação da graça

  1. A atitude de Deus ou sua disposição de amar o pecador (Gênesis 6:8; Lucas 1:28).
  2. Quando Deus faz algo de bom pelo pecador (Efésios 2:8,9; Romanos 3:24ss).
  3. Os efeitos ou frutos da graça dada ao crente são também chamados de graça (2 Coríntios 8:1,19; Atos 11:23).

Os contrastes da graça

  1. A graça se diferencia da Lei em sua origem e natureza (João 1:17; Romanos 6:14).
  2. A graça se contrasta com o pecado em seu domínio (Romanos 5:21; 1 Coríntios 15:35;57).
  3. A graça se contrasta com as obras na salvação dos pecadores (Efésios 2:8,9).
  4. A graça de contrasta com a dívida quanto a causa da salvação (Romanos 4:4,5). Não existe graça onde o homem recebe por causa do que merece e ganha (Gálatas 3:11).

A graça na Trindade


  1. O Pai é a fonte de toda graça (1 Coríntios 15:10; 2 Coríntios 9:8; Efésios 1:2).
  2. O Filho é o canal da graça (Romanos 3:24; 5:17; 2 Coríntios 8:9).
  3. O Espírito Santo é o administrador da graça (Atos 1:5-8; 4:31; Romanos 15:13; 1 Coríntios 12:3; 1 Tessalonicenses 1:5; 1 Pedro 1:12).

Os objetivos da graça


  1. Glorificar a Deus (1 Coríntios 10:31).
  2. Manifestar gratuitamente ao mundo o amor de Deus em face da pecaminosidade humana e a sua incapacidade de redimir-se por si só (Romanos 3:23ss).
  3. Salvar o pecador e reconciliá-lo com Deus (Romanos 5:11; 11:15; 2 Coríntios 5:18,19).
  4. Revelar ao homem a vontade de Deus, quer seja pela manifestação do Espírito Santo, pelo próprio Jesus na sua encarnação, vida e paixão e, agora, através da sua Palavra (Hebreus 1:1-4).
  5. Transformar o caráter do ser humano a fim de torná-lo à imagem de Deus em seu Filho, Jesus Cristo (Lucas 2:52; Romanos 8:28,29; 2 Coríntios 3:18; ), operando nele a regeneração e a santificação. Essa transformação é efetivada pelo Espírito Santo. Todos nós nos esforçamos inutilmente para alcançar a espiritualidade, mas ela não é fruto do nosso esforço, mas tão somente da graça de Deus. “Espiritualidade é esperar o bem das piores pessoas.”
  6. Levar o crente convertido a produzir frutos de justiça, através das boas obras e da prática dos dons espirituais, do fruto do Espírito e do serviço cristão (Efésios 2:8-10; 2 Coríntios 9:10; Gálatas 5:22).
  7. Efetivar a comunhão cristã e a prática do amor fraternal (Atos 2:42-47; Romanos 12:10; 14:15; 1 Tessalonicenses 4:9).
  8. Tornar o crente gracioso e misericordioso para com o seu próximo (Lucas 6:36;).
  9. Presentear o crente com as bênçãos imerecidas do Senhor (Tiago 1:17; Efésios 1:3).
  10. Revesti-lo de poder para estar firme diante das adversidades da vida e para realizar a obra de Deus, especialmente a de pregar o Evangelho (Atos 1:8).

Perigos da graça (causados por sua má compreensão)

1º perigo: concepção errada da manifestação da graça na vida do crente:

  1. Práticas legalistas.
  2. Espiritualidade meramente litúrgica.
  3. Ativismo religioso.
  4. Manifestação do dom de línguas.

2º perigo: uso indevido da graça de Deus:

  1. Imunidade contra o pecado.
  2. Vida isenta de sofrimento.
  3. Comodismo.
  4. Abuso da autoridade de Deus.
  5. Vida religiosa hipócrita.
  6. Uso indevido das Escrituras.

Como permanecer na graça de Deus

  1. Nascendo de novo (João 3:3).
  2. Sendo humildes (Tiago 4:6,10; 1 Pedro 5:6).
  3. Conhecendo, estudando, observando e obedecendo aos seus mandamentos, contidos na sua Palavra (Colossenses 3:16).
  4. Tendo uma visão correta do seu Reino (Romanos 14:17; 1 Coríntios 6:9).
  5. Santificando-se (1 Pedro 1:16; 3:15).
  6. Sendo um instrumento do Espírito Santo (ver dons espirituais).
  7. Reconhecendo a nossa dependência de Deus e a sua soberana vontade sobre nós (Mateus 6:10; Atos 21:14; Tiago 4:11-17; compare: Salmo 37:4 com Salmo 40:8).
Textos para leitura:

Deuteronômio 7:1-11; Salmo 50; Lucas 12:35-48; Hebreus 12:14-17; Amós 4:4-13; Gálatas 6:6-10; Amós 9.


Oração: Deus obrigado pois o Senhor nos trouxe a salvação por meio da graça, e hoje posso ter meu nome escrito no livro da vida graças ao sacrifício de Jesus na cruz. Sei que não há nada que eu possa fazer para retribuir ao Senhor por tão grande coisa. Mas o mínimo que eu devo fazer é obedecer ao Senhor, seguir suas recomendações e permanecer fiel à Sua vontade. Obrigado Senhor. Em nome de Jesus. Amém.